Com o firme propósito de gerar união, visibilidade, reconhecimento e conexão entre todas as mulheres latino-americanos da indústria da música, Circulart põe a serviço do SATÉLITE LAT sua plataforma CIRCULART CONECTA, através da qual as mulheres podem se inscrever em um grande banco de dados.

Este banco de dados permitirá que o SATÉLITE LAT realize um primeiro mapeamento, a fim de realizar ações que ajudem a fortalecer o trabalho das mulheres no setor.

O SatéliteLAT de Mulheres da Indústria Musical é uma iniciativa sem fins lucrativos criada no final de 2018 por mulheres atuantes no mercado musical, e visa promover equidade de gênero e representatividade feminina em festivais e feiras de música no continente latino-americano.

A equidade deve estar presente nos palcos, no backstage e equipe técnica, nas posições de comando e decisão, no mercado profissional e em todas as instâncias que envolvem a organização e realização desses eventos.

Buscamos uma mudança cultural que seja capaz de desnaturalizar práticas associadas à discriminação por gênero, e não por capacidade, instaladas nas práticas da indústria cultural latinoamericana.

Objetivos

MAPEAMENTO DE DADOS

VISIBILIDADE

CONEXÃO

REPRESENTATIVIDADE

Coloca-se como objetivo prioritário fazer com que em 2020 os principais Festivais e eventos musicais do continente já tenham adotado ações capazes de ampliar a participação feminina neste mercado, tanto no âmbito criativo como nas diversas instâncias operacionais, técnicas e decisórias.

Ações a desenvolver

Certificar

A iniciativa vai certificar eventos que garantirem equidade de gênero em suas ações, buscando com isso proporcionar um ambiente de trabalho mais igualitário e seguro no setor da música na América Latina.

Manifestar

Para visibilizar a causa, o projeto pretende apresentar um Manifesto circunstanciando as principais questões e identificando as reivindicações em comum da rede composta pelos 20 países que compõem a América Latina.

COMPROMISSO

O Manifesto 2020 da Rede SatéliteLAT de Mulheres da Indústria Musical será lançado em 2019 durante a 10a edição da feira Circulart (realizada anualmente em Medellín na Colômbia), e representa a visão pactuada e compartilhada que as 20 mulheres-nós representantes dos 20 países e suas respectivas redes projetam para o futuro do mercado musical latino-americano no tocante às questões de gênero.

AMPLIAR A PARTICIPAÇÃO

A ideia é que já em 2020 essa iniciativa tenha logrado ampliar a participação feminina no mercado musical. Daí o nome do documento: 20 mulheres impactando positivamente o mercado musical já a partir de 2020, marco inicial dessa iniciativa permanente e que busca o engajamento tanto de mulheres como de homens para um ambiente de trabalho igualitário, democrático e seguro para todos.

MELHORAR AS ESTATÍSTICAS

Segundo dados coletados de várias organizações na área da música e de entidades de direitos autorais ao redor do mundo, sistematizados pela organização não governamental WIM – Women In Music, a divisão de gênero nas atividades musicais de todo o mundo é de aproximadamente 70% de homens a 30% de mulheres.

O que é a Circulart Conecta?

A Circulart Conecta é uma poderosa ferramenta tecnológica desenvolvida pela Circulart para reunir os agentes da cadeia produtiva do setor musical em um diretório VIRTUAL completo.

Com a firme intenção de gerar união, visibilidade, reconhecimento e conexão entre todas as mulheres latino-americanas que trabalham no setor da música, a Circulart coloca a serviço do SATELITE LAT esta plataforma, através da qual as mulheres podem se registrar neste grande banco de dados.

Este levantamento de informações permitirá que o SATELITE LAT realize um primeiro mapeamento das mulheres que pertencem à indústria musical da América Latina, a fim de realizar ações que ajudem a fortalecer seu trabalho.

Se você é uma mulher que faz parte da indústria musical latinoamericana, nós te convidamos a criar sua conta no Circulart Conecta.

Escreva-nos

contacto.satelitelat@gmail.com